Go back to the noodls home page
  • About us
  • Coverage
  • Services
Login

Not yet a member?Join now!|Lost password


  • Home


  • News

    • International News

    • Education

    • Environment

    • Health

    • Technology

      • Internet

    • Science

    • Social and Non-Profit

    • Local News

  • Politics 
    and Policy

    • Government and Public Administration

    • Politics

    • Local Administration

    • International Policy

  • Business 
    and Economy

    • Economy

    • Finance

      • Stock Markets

    • Jobs and Labour

    • Company News

    • Industries

      • Aerospace

      • Agriculture

      • Chemicals

        • Plastics and Rubber

      • Consumer Goods

      • Construction

      • Defense

      • Consumer Electronics

      • Energy

        • Nuclear Energy

        • Oil and Gas

        • Renewable and Alternative Energy

      • Financial Service and Investment

        • Banking

        • Insurance

      • Fishing and Aquaculture

      • Information Technology

      • Industrial and Manufacturing

        • Engineering and Heavy Industry

      • Metals

      • Mining

      • Pharmaceuticals

      • Real Estate

      • Services

        • Legal

        • Marketing and Communications

      • Telecommunications

      • Textile

      • Tobacco

      • Trade and Commerce

        • Retail

      • Transportation

        • Air Transportation

        • Maritime Transportation

        • Rail Transportation

        • Road Transportation

      • Utilities

      • Wood Industry

  • Arts 
    and Culture

    • Art

    • Book and Literature

    • Media and Entertainment

      • Cinema

      • Music

      • Radio and Television

    • Media

  • Lifestyle 
    and Leisure

    • Auto and Motors

    • Home and Garden

    • Fashion and Luxury

      • Clothing and Accessories

      • Cosmetics

      • Jewelry and Watches

    • Food and Drink

    • Travel and Tourism

    • Yacht and Sailing


  • Sports

    • Baseball

    • Basketball

    • Boxing

    • Cricket

    • Cycling

    • Football (American)

    • Football (Australian)

    • Football (Soccer)

    • Golf

    • Hockey

    • Rugby

    • Skiing and Winter Sports

    • Tennis

    • Volleyball

Senado Federal do Brasil

01/29/2013 | Press release

Congresso ensaia cerimônia de abertura dos trabalhos

distributed by noodls on 01/29/2013 17:10

Print Print

Sharing and Personal Tools

Please select the service you want to use:

  • Newsvine
  • Digg
  • Delicious
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Buzz
  • Favorites
  • Google Reader

Please use the above public link if you want to share this noodl on another website

Close

O Congresso Nacional abre oficialmente os trabalhos da sessão legislativa de 2013 no próximo dia 4 de fevereiro. Nesta terça-feira (29), equipes do cerimonial e das relações públicas do Senado e da Câmara dos Deputados fizeram um ensaio geral da cerimônia de abertura, marcada para as 14h de segunda. A chuva que caiu ao longo da tarde, no entanto, obrigou as equipes a ensaiarem o ritual para o caso de mau tempo e apenas simular, dentro do prédio do Congresso, a cerimônia oficial ao ar livre.

De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional deve retomar as atividades no dia 2 de fevereiro de cada ano. Quando a data coincide com sábados, domingos ou feriados - como ocorre este ano, a sessão de abertura é adiada para o primeiro dia útil subsequente.

Se não chover na tarde de segunda-feira, a cerimônia terá início na rampa de acesso ao Salão Negro do Congresso, com a chegada do presidente eleito do Senado, que também preside as sessões do Congresso. Recebido pelo chefe do cerimonial da Casa, o novo presidente é saudado pelos Dragões da Independência, a guarda de honra do Exército, assiste à execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras. Há a Salva de Gala de 21 tiros de canhão e, em seguida, ele passa em revista a tropa.

Ao subir a rampa, o presidente encontra-se com os secretários da Mesa e diretores gerais da Câmara e do Senado e segue até o meio do caminho, onde estará o novo presidente da Câmara, acompanhado de lideranças parlamentares das duas Casas. O percurso foi ensaiado nesta tarde com a presença dos militares que farão parte do evento e figurantes representando autoridades das duas Casas e dos demais poderes.

Com chuva

Já quando chegam à entrada do Salão Negro, os presidentes do Senado e da Câmara são recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e pela ministra-chefe da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. No caso de a presidente Dilma Rousseff comparecer à cerimônia, ela se junta aos presidentes do Senado e da Câmara ainda na rampa de acesso ao Congresso. Juntos, todos seguem para o Plenário da Câmara para dar início à sessão solene.

Em caso de chuva, como a que caiu nesta terça-feira, a cerimônia é transferida para a Chapelaria do Congresso Nacional. Lá, os cumprimentos são mantidos, reduzindo-se o percurso e suspendendo a Salva de Tiros e o hasteamento das bandeiras.

- Minha torcida é para que o tempo fique bom, porque esta é uma cerimônia muito bonita e que costuma ser acompanhada por muitos cidadãos - comentou a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, lembrando que a solenidade é aberta e pode ser acompanhada pela população.

Plenário

Prevista para começar às 16h, a sessão solene de abertura dos trabalhos acontece no Plenário da Câmara dos Deputados. A condução dos trabalhos cabe ao presidente do Congresso com auxílio da nova Mesa do Congresso.

O primeiro ato da sessão é receber oficialmente a mensagem enviada ao Poder Legislativo pela presidente da República, Dilma Rousseff. A mensagem é lida pela própria presidente, quando ela está presente à sessão, ou pelo 1º secretário da Mesa do Congresso (que também é o primeiro secretário da Mesa da Câmara), caso o documento tenha sido entregue por um ministro. Nessas situações, a mensagem é entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, atualmente Gleisi Hoffmann, que já cumpriu essa missão em 2012.

A mensagem para o Legislativo trata das expectativas e planos do Executivo para o ano de 2013 e das parcerias que podem ser feitas com os demais Poderes. Em 2012, por exemplo, Dilma Rousseff falou da exigência de disciplina e ousadia para que o país conseguisse alcançar o superávit ao longo do ano e pediu colaboração do Congresso para adoção das medidas necessárias à continuidade do crescimento econômico do país.

Após a leitura da mensagem da presidente, é a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) fazer sua apresentação para 2013. A sessão solene é encerrada com discurso do presidente do Congresso, sem que outros parlamentares tenham direito à palavra.

Uma vez aberto o ano legislativo, o presidente do Congresso e do Senado convoca as primeiras sessões de trabalho. A expectativa é que o novo presidente convoque ainda para o início de fevereiro uma sessão específica para a análise do Orçamento de 2013, que ainda não foi aprovado.

Toda a solenidade de abertura das atividades no Congresso Nacional será transmitida pelos veículos de comunicação do Senado: Agência Senado, TV Senado e Rádio Senado.

Smartlinks | Senado Federal do Brasil | Government and Public Administration | Politics and Policy | National Government | Parliament | Parliaments

Back

View original format

Copyright ©2006-2013 noodls.com - VAT IT01709820995 | Privacy Policy | Terms of Use | Feedback | Contact us