Not yet a member?Join now!|Lost password
12/04/2012 | Press release
distributed by noodls on 12/04/2012 17:22
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse há pouco que existe a possibilidade de o Congresso derrubar os vetos presidenciais à lei que redistribui os royaltiesdo petróleo. "Não há uma tradição de derrubar vetos, mas essa matéria é peculiar, pois há uma possibilidade de estados e municípios receberem mais recursos; então, vai haver muita pressão para derrubar", sustentou.
Marco Maia disse acreditar que, no futuro, o Congresso terá de discutir uma nova sistemática para os vetos presidenciais, "em matérias de grande repercussão e aprovadas com grande maioria" pelos parlamentares. Na opinião do presidente, se houvesse uma consulta à população sobre a proposta dos royalties, por exemplo, "certamente mais de 80% seriam favoráveis ao texto aprovado pelo Parlamento".
Em relação ao fim do fator previdenciário, que Maia gostaria de votar ainda neste ano, ele explicou que houve acordo entre os líderes para instituir uma comissão especial dedicada a estudar a previdência no País. O presidente informou já ter assinado a criação do colegiado, que terá até o início de março para conseguir um acordo com o governo. "Não queremos ganhar e não levar; queremos solucionar essa questão", ressaltou. Segundo ele, é importante construir um acordo para não haver vetos presidenciais.