Not yet a member?Join now!|Lost password
11/09/2012 | Press release
distributed by noodls on 11/09/2012 12:04
Em relação à aprovação do texto do Senado no plenário da Câmara dos Deputados que trata da redistribuição dos royalties do petróleo, o deputado federal Biffi (PT-MS) declarou a TVPT que "não basta apenas o discurso de palanque e o discurso na imprensa a favor da educação". Segundo ele, "para proporcionar uma qualidade "extraordinária" no setor é necessário investir pesado na educação brasileira".
"O que se discute em relação ao royalties do petróleo é que ele deve ser um ganho para toda a sociedade e o principal objetivo da sociedade é fazer com que o seu povo como um todo usufrua dessa riqueza que tem prazo para terminar. E, portanto, como uma boa parte dos países que têm petróleo fizeram foi alavancar o seu sistema educacional. A presidenta Dilma concordou e encaminhou a sua disposição, através do relator o Zarattini, para que no seu projeto tivesse a destinação de 100% dos royalties do novo petróleo para a educação".
Biffi destacou que uma das bandeiras do Partido dos Trabalhadores é justamente a educação, e ressaltou que a Câmara dos Deputados desperdiçou a oportunidade de aprovar uma lei que iria revolucionar a educação brasileira.
"E o que aconteceu? Nós vimos essa semana que o setor conservador que é contra a escola pública, e que é contra a educação pública brasileira de qualidade, portanto o DEM e o PSDB, capitaneados por eles, outros deputados votaram contra o projeto do relator. Então foi um duro golpe, nós perdemos e votação foi de 220 contrários ao projeto do relator e 211 favoráveis, e estes 211 apostavam que os 100% royalties, essa riqueza do pré-sal, fosse destinado, exclusivamente, no âmbito dos municípios,dos estados e da União, totalmente para investimentos na educação pública.Quando essa Casa tem a chance concreta, inclusive com o apoio da presidenta Dilma, para aprovar uma lei que apóia a educação, essa Casa se acovarda e vota contra,e isso nós não aceitamos de maneira nenhuma".
(Fabricia Neves - Portal do PT)