Not yet a member?Join now!|Lost password
11/16/2012 | Press release
distributed by noodls on 11/16/2012 17:32
Os interessados nos temas ligados à história e amplitude da língua portuguesa no mundo ainda podem aproveitar, neste final de semana, a 21ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira (Lubrapex), que termina em 18 de novembro. A exposição, com 70 mil selos, fica no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhagabaú, centro da capital paulista. A entrada é gratuita. Com o tema "A Força da Língua Portuguesa", a mostra homenageia o escritor português Fernando Pessoa e os brasileiros Cruz e Sousa e Jorge Amado, além de destacar o novo acordo ortográfico.
A Lubrapex integra o calendário oficial de eventos do Ano de Portugal no Brasil e contará com a presença de representantes dos Correios de Portugal, Macau e Angola. A visitação permanece aberta ao público das 9h às 17h. No dia 18/11, o horário é das 9h30 às 16h.
Além da mostra com mais de 70 mil selos contidos em mais de 200 coleções, a programação da exposição trouxe, neste ano, atrações culturais, lançamento de selos e carimbos comemorativos, palestras, oficinas filatélicas e atividades infanto-juvenis como o projeto "Lê para mim?", ação sociocultural de incentivo à leitura, com participação de atores, personalidades e formadores de opinião, que são chamados para fazer a leitura dos livros para as crianças, que contam também com atividades filatélicas.
Histórico da Lubrapex
Criada em 1966, a exposição é o mais tradicional evento filatélico binacional e sua sede alterna-se entre Portugal e Brasil. Desde 1984, a mostra recebe, também, a participação de colecionadores de selos dos demais países de língua portuguesa, estimulando as relações culturais e a valorização do idioma. Neste ano, o Uruguai também participa do evento, como convidado especial. É a terceira vez que São Paulo sedia a Lubrapex. A primeira vez ocorreu em 1974 e a segunda em 1995.
Também neste mês o Prédio Histórico dos Correios completa 90 anos. Com cerca de 15 mil metros quadrados, o edifício é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo e enquadrada como parte do patrimônio histórico da cidade (1992), e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (1997).
Fonte: Portal Planalto